"A causa que defendemos, não é só nossa, ela é igualmente a causa de todo o Brasil. Uma República Federal baseada em sólidos princípios de justiça e recíprocas conveniências uniria hoje todas as Províncias irmãs, tornando mais forte e respeitada a Nação Brasileira."

sábado, 13 de março de 2010

Toureiros, divas e guerrilheiro são candidatos na Colômbia

O Congresso da Colômbia será disputado por figuras das mais variadas no próximo domingo (14). Divas, galãs de televisão, toureiros, políticos com propostas extravagantes, um guerrilheiro que matou o chefe, além de rainhas de concurso de beleza, cantores, esportistas e ex-reféns das Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia), tentam uma vaga na Casa Legislativa. A informação é da agência Efe.


A corrida por uma cadeira será acirrada. No total, 2.539 candidatos disputarão nas urnas por uma das 102 cadeiras do Senado ou uma das 166 da Câmara dos Deputados.


Um dos candidatos mais curiosos é Pedro Pablo Montoya, conhecido como Rojas, um ex-guerrilheiro que matou Ivan Ríos, membro da cúpula das Farc, e cortou uma mão dele para entregá-la às autoridades e cobrar recompensa.


Ele pretende chegar ao Senado em uma lista liderada por Cristian Múrcia Guzmán, irmão de David Múrcia Guzmán, extraditado aos Estados Unidos e acusado de lavagem de dinheiro. Rojas está preso desde 2008, mas quer mostrar que está mudado.


Campanhas curiosas


A campanha eleitoral tem sido conhecida por denúncias de compra de votos em troca de telhas, cimento, tijolos, leitões assados, cerveja e eletrodomésticos. Há quem ofereça horas pagas no motel, e quem prometa posar nu se for eleito.


Entre as estrelas que disputam as eleições estão a atriz Aura Cristina Geithner , o galã Gregorio Pernía e María Fernanda Valencia. Os toureiros Over Fresneda e Rodolfo Rincón Sosa também estão na corrida. Eles prometem "defender as tradições culturais e artísticas".


As iniciativas para aparecer são muitas, porém não conseguem eleger todos os candidatos. Nos cartões de votação, não aparecem os rostos dos candidatos, mas apenas o emblema dos partidos e o número de cada um.

Fonte: eband.

Nenhum comentário:

Postar um comentário